top of page

 

por Ruy Debs Franco

...Pertencente ao segundo momento da produção arquitetônica de João Artacho Jurado, o Edifício Parque das Hortênsias, vai se somar aos seus rivais de igual beleza e complexidade programática, dentro do bairro de Higienópolis na capital paulista. São eles; o Bretagne, o Cinderela e na cidade de Santos o Parque Verde Mar na orla da praia do boqueirão...

por Léa Corrêa Pinto

Parque das Hortênsias , edifício icônico do bairro de Higienópolis, projetado  por João Artacho Jurado no auge de sua carreira, sobre  belo e  arrojado sistema de pilotis, composto por mais de 50 grandiosas colunas  entremeadas por jardins  tropicais!

 O Selo Valor  Cultural da Cidade de São Paulo  em Arquitetura Moderna foi outorgado ao Parque das Hortênsias pelo DPH através do Conpresp, em reconhecimento às características marcantes representativas da arte de seu criador Artacho Jurado, consagrado como arquiteto .

 João Artacho Jurado,   de origem malagueta como Picasso, com veemente originalidade,  linhas arrojadas, volumetria, profusão de cores e contrastes, fachadas revestidas por pastilhas e azulejos, adornos, arabescos, cobogós e técnica construtiva de excepcional qualidade brindou também a Av. Angélica com o colorido do Parque das Hortênsias!

 No final da década de 50, início da verticalização paulistana, Artacho Jurado registrou um novo conceito de moradia com a construção do Parque das Hortênsias: em 2 torres apresentando 160 apartamentos confortáveis  para famílias  de 1 a 3 filhos, que se encaixavam no bolso e nos sonhos de residência da nova classe média.  Um programa arquitetônico incomum para a época. O Parque das Hortênsias com grandes e contínuos planos envidraçados apresenta salão de festas/baile, saguões para leitura e estar por entre jardins de inverno, jardins suspensos, pergolados,  passarela  e o   solário -  com seu show de formas e cores  que dançam nos céus paulistanos e daonde hoje você pode avistar não apenas  as serras que emolduram o cenário mas também  o mar de edíficios da capital .

 Sinuosidades e recantos na área externa ajardinada, tem propiciado momentos inesquecíveis para as crianças dos anos 60 às crianças do séc. XXI -  que  formam a grande família Hortênsias . Mas não é só,  a década de 50 era o início do automóvel  para a classe média, época do fordinho Prefect e também dos Cadillacs  e  Artacho segundo os anúncios da época projetou as garagens dos  sub-solos do Hortênsias  tão espaçosas que abrigariam até  o Viaduto do Chá! (O viaduto do Chá no porão!)

 A criatividade de Artacho com sua estética inovadora trouxe para a  paisagem  paulistana elementos identificados pelos críticos do  déco, do nouveau, do clássico e do moderno.  Artacho, de fato, foi o responsável pelo desenho e construção de prédios que se destacam na paisagem paulistana, alguns avistados do  solário do Parque das Hortênsias: Bretagne e Apracs

por André Scarpa

...No Parque das Hortensias existem jardins e acessos trabalhados sob altos pilotis, e galerias de acesso e salões de festa análogos às soluções presentes no Condomínio Bretagne

Os elementos de interesse nas coberturas são representados no Parque das Hortensias por um conjunto inusitado de desenho interessante e evolutivo em relação à outros exemplares da obra de Artacho.

Interesse arquitetônico excepcional, desde sua importância no contexto histórico que configura o bairro de Higienópolis, até sua representatividade no conjunto da obra de Artacho Jurado, apresentando elementos análogos à outras obras do autor ...

Edifício Parque das Hortênsias

bottom of page